Carregando...

Offset

A impressão offset é o processo de impressão mais usado pelos setores gráficos em todo o mundo. Isso se dá, principalmente, pelo alinhamento entre qualidade e custo-benefício do processo. É utilizado para grandes e médias tiragens por conta de sua rápida velocidade, permitindo que as máquinas imprimam grandes quantidades sem a necessidade de interferências humanas, que acontecem apenas para ajustar as cores e a quantidade de água.

Além disso, a qualidade do produto final e a possibilidade de impressão em quase todos os tipos de papéis (e até em algumas superfícies de plástico) são fatores que fizeram deste processo um dos favoritos do mercado gráfico.

Inicialmente utiliza-se uma chapa metálica foto-sensível, na qual uma de suas partes atrai a gordura (com a tinta) enquanto as outras partes atraem a água, fazendo com que o papel não fique molhado. Depois disso, esta chapa é colocada juntamente a um cilindro, que acaba rolando por outro menor contendo tinta. Assim, essa tinta acaba aderindo à superfície da imagem e, após este processo, um outro cilindro de borracha passa por cima de tudo de modo possibilitar uma melhor fricção ao papel.