Carregando...

Cada área possui sua linguagem, independente de qual ramo seja. No setor gráfico isso não é diferente. Utilizamos diversas expressões que são pouco conhecidas pelo público em geral e hoje trouxemos a expressão “impressão offset” para te apresentar. Ela é diariamente utilizada em gráficas, mas diversas pessoas que precisam desse serviço não sabem exatamente do que ele se trata. 

O que é impressão offset? 

É o processo de impressão planográfico mais usado pelos setores gráficos do mundo inteiro, principalmente pelo fato de a qualidade e custo-benefício estarem alinhados com todo o processo. 

A impressão offset consiste na repulsão entre água e gordura com o uso de cilindros intermediários. A tinta utilizada é uma tinta gordurosa, o que possibilita a utilização deste tipo de mecanismo. 

O nome do processo significa “fora do lugar”, remetendo aos processos anteriores ao offset, nos quais o papel precisava ter contato direto com a matriz. Esse tipo de método causava alguns problemas pois os erros de impressão aconteciam com frequência, fazendo com que o desperdício de tinta fosse maior. 

Como a impressão offset funciona? 

A impressão offset é uma impressão indireta, ou seja, a imagem ou as cores não são impressas diretamente no papel. 

No início, utiliza-se chapas de metal fotossensível onde uma das partes atrai a gordura, enquanto as outras atraem a água, fazendo com que o papel não fique molhado. 

Em seguida, a chapa é colocada junto a um cilindro, que rola por outro menor contendo a tinta. Dessa forma a tinta adere a superfície da imagem e, após todo o processo, outro cilindro de borracha passa por cima de tudo, de modo a melhorar a fricção do papel. 

Por último, o papel passa por mais um cilindro onde a imagem é finalmente impressa no suporte desejado. 


Aqui na Sky Mídias você encontra as melhores soluções para a comunicação visual do seu negócio, inclusive impressão offset. 

Quer fazer sua empresa decolar? Entre em contato e solicite um orçamento!