Carregando...

Quando criamos um material que vai ser impresso, precisamos ter diversos cuidados para que a qualidade dele, no seu formato físico, não seja afetada. A escolha do papel certo, vai interferir na qualidade final do seu impresso, por isso, é preciso conhecer os tipos existentes e quais são suas finalidades. 

Os papéis são divididos de acordo com suas características e gramaturas. Essas gramaturas são o peso do papel em gramas. Elas vão definir a grossura do papel escolhido. 

Está com um material, e não sabe em que papel imprimir? Confira alguns tipos mais comuns e suas características. 

SULFITE 

O papel sulfite é o mais comum de todos. Todo mundo o conhece e o tem em casa para utilizar no dia a dia. Esse papel é mais fino, sendo então, mais maleável também, o que facilita bastante caso você busque algo mais “provisório”. A qualidade da impressão no papel sulfite, pode ser inferior da qualidade de uma impressão realizada em uma papel mais grosso e estilizado. A gramatura desse papel está entre 75 e 90g/m². 

OFFSET 

O OFFSET é bastante parecido com o sulfite, porém ele possui algumas características mais elaboradas, por se tratar de um papel mais resistente à umidade. Como ele possui propriedades macroporosas, ele absorve mais tinta que os papéis convencionais. Sua gramatura vai de 56 até 240g/m². 

COUCHÊ 

O papel couchê se destaca por seu brilho e pelo revestimento em suas folhas, que garantem uma material mais liso. Ele é microporoso, por isso suas cores ficam mais vivas e fortes, permanecendo na superfície de forma limpa e chamativa. Esse papel é ideal para a impressão de cartazes, flyers e folders. 

VERGÊ 

Para quem é apaixonado por artesanato, esse tipo de papel é incrível. Ele possui um aspecto mais ondulado e bastante artesanal, podendo ser usado, por exemplo, em cartões de visita, catálogos e envelopes. 

FOTOGRÁFICO 

Como o próprio nome já diz, esse papel é ideal para a impressão de fotografias e imagens. Sua textura é bastante semelhante às fotos que eram reveladas antigamente em cartuchos, por isso, seu objetivo é oferecer mais qualidade e nitidez para as impressões das imagens. 

Como podemos notar, existem diferentes tipos de papel disponíveis no mercado. Obviamente, cada um serve para um objetivo específico, então antes de mandar imprimir um material importante conheça o papel utilizado e saiba se ele é a melhor opção para seu projeto. Procure se informar bem antes de mandar rodar seu material para que você alcance a máxima qualidade.